InícioBlogTudo Sobre o TWI: Saiba Quando Trocar o Pneu da Moto!

Tudo Sobre o TWI: Saiba Quando Trocar o Pneu da Moto!

Se você é motociclista e não sabe quando trocar o pneu da moto, confira estas dicas do Pincei e descubra agora!

Quando Trocar o Pneu da Moto?

Olhando a textura do piso dos pneus, é possível ver se eles estão muito surrados e ter uma ideia de quantos quilômetros ainda conseguem rodar.

partes do pneu

Mas o que vai te dizer quando trocar o pneu da moto é o TWI, que mostra o limite, assim dizendo, de desgaste do pneu.

TWI: Indicador de Desgaste do Pneu

A banda de rodagem (vide imagem anterior) tem um limite de desgaste chamado TWI.

Nos pneus há vários TWIs e se apenas UM DELES estiver na mesma altura da banda de rodagem desgastada (dos dois lados), é hora de trocar o pneu.

Evite a apreensão da sua moto! No vídeo acima sobre quando trocar o pneu da moto, você aprende a fazer o teste de desgaste da banda de rodagem.

Quanto Tempo Dura um Pneu?

Muitas pessoas não sabem que os pneus usados em motocicletas não são fabricados com o intuito de durar tanto tempo.

Se a sua moto tem 5 anos de uso, você deve fazer inspeção anual. Já com 10 anos, a vida útil dos pneus certamente está no fim, e eles devem ser substituídos.

DOT dos Pneus: Data de Fabricação

Você consegue observar a data de fabricação na parede lateral do pneu.

dot do pneu de moto

Lá tem um código de quatro dígitos chamado DOT, onde os dois primeiros são a semana do ano, e os dois últimos representam o ano.

Qual o Melhor Pneu para Moto?

A resposta vai depender muito de como você utiliza sua motocicleta, por exemplo, com fins esportivos, locomoção ou simplesmente passeios informais no fim de semana.

Além disso, nem todos os pneus de moto são iguais. Existem pneus exclusivos de uso na chuva, em estradas secas ou molhadas.

Tipos de Pneu de Moto

Entre os tipos mais conhecidos estão:

Pneus de competição: são mais lisos, fabricados com borrachas de diversos graus de maciez. Dessa maneira, conseguem funcionar melhor em altas temperaturas.

Pneus de esporte: tem vários desenhos na superfície e laterais. Muito usados também em passeios, sendo adaptáveis a qualquer espécie de solo.

Pneus mistos: facilitam a circulação em terra e também no asfalto. Conseguem máxima tração na areia ou na lama, e apresentam maior aderência em temperatura baixa.

Posso Trocar Apenas Um Pneu da Moto?

Não é aconselhável de forma alguma substituir apenas 1 dos pneus de sua moto. Isso porque a estabilidade ao dirigir ficará comprometida.

Use sempre as especificações recomendadas pelo fabricante, que incluem:

  • a altura da banda de rodagem
  • o diâmetro dos pneus

Participantes de passeios off-road (fora da rodovia) que possuem pneus esportivos duplos, precisam ficar atentos. Pode acontecer diminuição de tração na estrada ou aumento de vibração. Neste caso, a melhor solução é a troca dos dois pneus.

Melhor Site para Comprar Pneu de Moto

Agora que você já sabe quando trocar o pneu da moto, bora pagar mais barato na hora de comprar os novos pneus!

Entre agora em um dos grupos do Pincei Ofertas!

Patric San
Patric San
Patric San é formado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá, Sul de Minas, e trabalha como redator desde 2010. É apaixonado por escrever, fazer review de produtos e, é claro, por aproveitar as melhores ofertas da internet! :)

Compartilhe primeiro com seus amigos!

Conecte-se ao nosso Grupo de Ofertas

spot_img

Últimas notícias

Ideias para Presente do Dia dos Pais: Estilo e Cuidados Pessoais!

Procurando por ideias para presente do Dia dos Pais? Deixa que o Pincei te ajuda! Dá só uma olhada nestas sugestões! Ideias para presente do...

Roupinhas de cachorro: Pinscher, Yorkshire, Dachshund, Pug, e mais!

Em um dos posts do Pincei, falamos sobre vestuário de festa junina para os cães, e foi um sucesso! Pensando nisso, neste conteúdo vamos...

Ração para Pássaros: Qual a Melhor? Descubra Agora!

Seja no caso de um pássaro de estimação ou até mesmo aves livres, alimentá-los com o que há de melhor sempre vale a pena....