InícioBlogPets que Voam: A Aventura de Criar Pássaros de Estimação!

Pets que Voam: A Aventura de Criar Pássaros de Estimação!

Pássaros de estimação são companhias agradáveis e interessantes, mas a grande variedade de espécies de aves requer conhecimento, paciência e dedicação. Confira a seguir como mergulhar nessa aventura de ter um pet que voa!

Cuidados ao adquirir seu pet voador

Existem categorias de pássaros que precisam de registro e liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis — IBAMA. Entre elas estão:

  • as aves silvestres, que não são nativas do Brasil
  • as aves exóticas ou não domesticadas

cacatua branca

Os procedimentos legais são essenciais, pois evitam maus tratos e o comércio ilegal. Nos casos acima, é imprescindível recorrer a criadouros de aves legalizados pelo IBAMA, assim você evita multas e apreensão do animal.

Pássaros de estimação: quais posso criar em casa?

As aves liberadas, que podem ser criadas em cativeiro, sem necessidade de autorização são:

  • calopsita
  • periquito
  • canário-belga
  • diamante-de-gould

diamante de gould

Curiós, papagaios, cacatuas e pixarros necessitam de documentos restritos, pois são monitorados por dispositivos, como o GPS. O recurso evita o comércio ilegal e serve para estudar os hábitos desses animais.

O que você precisa saber antes de adotar um pássaro

É essencial analisar os motivos, custos e acessórios necessários antes de adotar um passarinho:

Gaiola ou viveiro: deve ser amplo, com espaços para voar.

Limpeza do ambiente: evitar contato com as fezes e o risco de doenças.

Comedouro: atenção ao tipo de alimentação ideal: insetos, frutas e vegetais, alpiste, sementes ou rações.

Comportamento e hábitos: alguns não gostam de solidão; outros, mesmo sozinhos, são bem barulhentos e divertidos. Verificar a adaptação, se houver crianças em casa.

Cuidados com higiene: limpeza de unhas e conferir a saúde em geral.

Ajuda de um adestrador: bichinhos com personalidade forte podem precisar de ajuda para adaptação.

Quando devo levar o pet ao veterinário?

Uma avaliação do veterinário especialista em pássaros será necessária caso seu pet apresente algum dos seguintes sintomas:

  • diarreia, vômitos e regurgitação
  • perdendo ou ganhando peso muito rápido
  • desenvolvimento anormal de penas e asas
  • aspecto cansado ou decaído
  • sem fome e abatido

Dedicação e cuidados garantem vida longa

A maioria das espécies de pássaros de estimação consegue viver muitos anos se tiverem qualidade de vida. As aves domésticas gostam de companhia e podem sofrer caso passem longos períodos sozinhas.

calopsita

O ideal é pesquisar bem antes sobre qual o melhor bichinho para você ter em casa. Criar pássaros é uma arte que requer conhecimento e dedicação!

Fique de olho nas ofertas divulgadas pelo Pincei!

E então, gostou das nossas dicas sobre as aves de estimação? Agora caso você decida ter uma, lembre-se de que seu novo mascote precisará de acessórios e brinquedos para pássaros.

Fique de olho nas divulgações de produtos em oferta que rolam nos grupos do WhatsApp! Lá você tem acesso a itens diversos pelos melhores preços e, muitas vezes, com frete grátis.

O Pincei está sempre pesquisando na internet pelos sites mais baratos para comprar e compartilha com você os resultados de nossos esforços! Conte com a gente e poupe você também uma boa grana em sua próxima compra!

Patric San
Patric San
Patric San é formado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá, Sul de Minas, e trabalha como redator desde 2010. É apaixonado por escrever, fazer review de produtos e, é claro, por aproveitar as melhores ofertas da internet! :)

Compartilhe primeiro com seus amigos!

Conecte-se ao nosso Grupo de Ofertas

spot_img

Últimas notícias

Ideias para Presente do Dia dos Pais: Estilo e Cuidados Pessoais!

Procurando por ideias para presente do Dia dos Pais? Deixa que o Pincei te ajuda! Dá só uma olhada nestas sugestões! Ideias para presente do...

Roupinhas de cachorro: Pinscher, Yorkshire, Dachshund, Pug, e mais!

Em um dos posts do Pincei, falamos sobre vestuário de festa junina para os cães, e foi um sucesso! Pensando nisso, neste conteúdo vamos...

Ração para Pássaros: Qual a Melhor? Descubra Agora!

Seja no caso de um pássaro de estimação ou até mesmo aves livres, alimentá-los com o que há de melhor sempre vale a pena....