Pássaros de estimação são companhias agradáveis e interessantes, mas a grande variedade de espécies de aves requer conhecimento, paciência e dedicação. Confira a seguir como mergulhar nessa aventura de ter um pet que voa!
Cuidados ao adquirir seu pet voador
Existem categorias de pássaros que precisam de registro e liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis — IBAMA. Entre elas estão:
- as aves silvestres, que não são nativas do Brasil
- as aves exóticas ou não domesticadas
Os procedimentos legais são essenciais, pois evitam maus tratos e o comércio ilegal. Nos casos acima, é imprescindível recorrer a criadouros de aves legalizados pelo IBAMA, assim você evita multas e apreensão do animal.
Pássaros de estimação: quais posso criar em casa?
As aves liberadas, que podem ser criadas em cativeiro, sem necessidade de autorização são:
- calopsita
- periquito
- canário-belga
- diamante-de-gould
Curiós, papagaios, cacatuas e pixarros necessitam de documentos restritos, pois são monitorados por dispositivos, como o GPS. O recurso evita o comércio ilegal e serve para estudar os hábitos desses animais.
O que você precisa saber antes de adotar um pássaro
É essencial analisar os motivos, custos e acessórios necessários antes de adotar um passarinho:
Gaiola ou viveiro: deve ser amplo, com espaços para voar.
Limpeza do ambiente: evitar contato com as fezes e o risco de doenças.
Comedouro: atenção ao tipo de alimentação ideal: insetos, frutas e vegetais, alpiste, sementes ou rações.
Comportamento e hábitos: alguns não gostam de solidão; outros, mesmo sozinhos, são bem barulhentos e divertidos. Verificar a adaptação, se houver crianças em casa.
Cuidados com higiene: limpeza de unhas e conferir a saúde em geral.
Ajuda de um adestrador: bichinhos com personalidade forte podem precisar de ajuda para adaptação.
Quando devo levar o pet ao veterinário?
Uma avaliação do veterinário especialista em pássaros será necessária caso seu pet apresente algum dos seguintes sintomas:
- diarreia, vômitos e regurgitação
- perdendo ou ganhando peso muito rápido
- desenvolvimento anormal de penas e asas
- aspecto cansado ou decaído
- sem fome e abatido
Dedicação e cuidados garantem vida longa
A maioria das espécies de pássaros de estimação consegue viver muitos anos se tiverem qualidade de vida. As aves domésticas gostam de companhia e podem sofrer caso passem longos períodos sozinhas.
O ideal é pesquisar bem antes sobre qual o melhor bichinho para você ter em casa. Criar pássaros é uma arte que requer conhecimento e dedicação!
Fique de olho nas ofertas divulgadas pelo Pincei!
E então, gostou das nossas dicas sobre as aves de estimação? Agora caso você decida ter uma, lembre-se de que seu novo mascote precisará de acessórios e brinquedos para pássaros.
Fique de olho nas divulgações de produtos em oferta que rolam nos grupos do WhatsApp! Lá você tem acesso a itens diversos pelos melhores preços e, muitas vezes, com frete grátis.
O Pincei está sempre pesquisando na internet pelos sites mais baratos para comprar e compartilha com você os resultados de nossos esforços! Conte com a gente e poupe você também uma boa grana em sua próxima compra!